PATINS PARA AULAS DE PATINAÇÃO 25/02/19

A Federação Gaúcha de Patinagem vem em nota oficial orientar adultos e profissionais ligados a área patinação, que patins de brinquedo “NÃO SERVEM PARA AULAS DE PATINAÇÃO” e podem ocasionar inúmeros acidentes e lesões.

Patins de brinquedo são baratos, porque não possuem qualidade, não oferecem segurança, quebram com facilidade e causam graves acidentes.

O alerta serve para recomendar a pais e responsáveis sobre os cuidados a serem observados na hora da compra de patins para aulas de patinação artística.

Veja os principais critérios a serem observados no momento da compra:

1) BOTA – Deve possuir o cano alto, amarração ao longo de todo cano e dureza suficiente para evitar o entorses de tornozelos. O bico, laterais e calcanhar devem ser rígidos, a fim proteger o pé contra impactos;

2) RODAS – Ideais são as rodas de poliuretano, que facilitam os movimentos, evitando rodas de gel ou PVC, que não possuem estabilidade para manobras e arranham os pisos;

3) BASE – Devem ser resistentes, com distâncias entre eixos e angulações que permitam as rodas ficarem exatamente sobre o joanete e calcanhar. Os amortecedores devem ser de borracha, para permitir a flexibilização dos movimentos;

4) FREIO – Somente comprar patins com freio de borracha, evitando materiais plásticos, pois resvalam com facilidade e ocasionam muito acidentes.

Em caso de dúvidas consulte um professor federado de patinação, que poderá orientar sobre os melhores equipamentos disponíveis no mercado.


Voltar