COM 23 ATLETAS, CAPITAL SEDIOU SEGUNDA CORRIDA DE RUA DE PATINAÇÃO NO BRASIL 20/06/22

Na manhã deste domingo, Porto Alegre sediou a segunda corrida de patinação de rua do Brasil. A etapa faz parte do Circuito Gaúcho 2022 da modalidade in line. A largada foi às 7h30min, próximo à Rótula das Cuias, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva.

O trajeto se estendeu por 10 quilômetros, de ponta a ponta da Orla do Guaíba. De acordo com a EPTC, o trânsito não chegou a ser interrompido porque os organizadores utilizaram a pista que costuma ficar isolada aos finais de semana.

Dos 23 patinadores participantes, o primeiro completou o trajeto em 22 minutos, enquanto o último realizou em 39 minutos. A competição é a primeira do Circuito Gaúcho de Patinação de Velocidade 2022, que ocorre anualmente, reúne uma série de provas e classifica os atletas ao final, por menor tempo corrido.
Até então, a corrida se dava em ambientes fechados, nos chamados velódromos.

— Mas é limitante (o velódromo), não é uma coisa popular. Para se ter uma ideia, nas provas nacionais, não se reuniu nem 10 atletas — conta o diretor de in line da Federação Gaúcha de Patinagem, Juliano Kessler Wagner.

A primeira corrida de rua de patinação no Brasil ocorreu há três meses, em Santa Catarina.

— É um esporte muito novo ainda. Surgiu na década de 1980 nos Estados Unidos e veio para o Brasil na de 1990 — emenda Juliano.

Enquanto, atualmente, a federação reúne 63 atletas in line, na patinação artística esse número chega a 4 mil.

As próximas corridas do circuito ainda estão sendo agendadas com as prefeituras. As informações serão divulgadas no site da federação. Podem participar apenas atletas federados, sem a necessidade de associação em clube. A previsão é de que o campeão gaúcho de 2022 seja conhecido no ano que vem, em janeiro, quando deve ocorrer a entrega de medalhas.

*Colaborou Carolina Pastl

Matéria na íntegra:
https://gauchazh.clicrbs.com.br/


Voltar