Modalidades

História da Patinação

Em 1969, a Associação de Pais e Mestres do Colégio Champagnat, em Porto Alegre, organizou a primeira apresentação de patinação artística no Estado do Rio Grande do Sul. Nascia então o primeiro grupo artístico do Rio Grande do Sul, o Clube de Patinadores Tangarás, que se tornou um dos mais importantes divulgadores e impulsionadores do esporte no Estado do Rio Grande do Sul.

A Federação foi fundada, nas dependências do Colégio Marista Champagnat no dia 10 de agosto de 1973 para difundir, promover, coordenar, organizar, representar e regulamentar a patinação no estado do Rio Grande do Sul. Os fundadores da federação foram, Clube de Patinadores Tangarás do Colégio Marista Champagnat de Porto Alegre, Associação Atlética Cruzada do Colégio Marista Medianeira de Erechim, Sociedade Ginástica de Santa Cruz de Santa Cruz do Sul e Grêmio Football Porto-alegrense de Porto Alegre.

A popularidade da Patinação Artística vem crescendo no Brasil. O número de clubes de patinação, com professores especializados, os quais preparam seus alunos para grandes competições, aumenta a cada ano. Sob análise da lista de inscritos em competições nacionais , têm-se a noção de que o esporte cada vez mais chama a atenção de jovens que buscam lazer e atividade física.

Os clubes de patinação estão dividos por Estados, sendo os principais Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.

Diversas competições estaduais e nacionais acontecem anualmente, gerando campeões nas devidas modalidades.